O recreio da manhã desta quinta-feira do Colégio Metodista Centenário de Santa Maria foi palco de uma verdadeira aula de história. Cerca de 21 estudantes, do 5º e do 6º anos da instituição, encenaram a Revolução Farroupilha.
A atividade faz parte da Semana Farroupilha da escola, que tem como lema "Com fé, cultuando as tradições". Segundo a escola, as atividades pretendem incentivar e valorizar a cultura gaúcha.
As crianças estudaram a Revolução e tiveram diversos ensaios até o dia da encenação, que foi apresentada para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e para professores e funcionários da instituição. Foram cerca de 20 minutos de apresentação, que retrataram desde os primeiros conflitos da Revolução Farroupilha até a assinatura do Tratado de Paz que deu fim à guerra.
As atividades artísticas, que, na sua maioria, são programadas pelos estudantes, seguem até esta sexta-feira. Na escola, foi montado um Galpão Crioulo em comemoração à data. No local, está a Chama Crioula e outros artigos que também remetem à cultura gaúcha.
Além das atividades nas instituições de ensino, no Largo do Planetário, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acontece a Ronda da Chama Crioula, que reúne entidades filiadas à 13ª Região Tradicionalista. As prendas e peões se revezam na guarda e também são responsáveis por promover apresentações artísticas, que geralmente acontecem às 10h30min e às 16h, com música e dança tradicionalista, declamação, chula e outras apresentações.
A guarda da Chama segue até domingo, quando acontece o Viva o Campus, com mateada e a extinção do fogo. A atividade encerra as comemorações da Semana Farroupilha 2015. Além disso, no domingo, entidades realizam almoços e apresentações artísticas e culturais para marcar o Dia 20 de Setembro.